Mudança. Qual o conceito de mudança? Foi o que a psicóloga Hildegard Krause do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, esclareceu na palestra "Psicologia da Mudança" realizada na instituição.
O evento foi direcionado aos servidores do HRHDS e contou com a presença dos consultores do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), no projeto "Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil". O projeto busca orientar sobre as melhores práticas de segurança na saúde, visando reduzir e evitar óbitos e eventos adversos.
Conforme a psicóloga é possível conceituar a mudança em diversos tipos. "Temos a mudança incremental, transformacional, evolucionária e revolucionária e cada uma possui suas características e motivos", explica Hildegard. A servidora ressalta que é necessário ter empatia e ser inclusivo, mesmo com pessoas que são resistentes às mudanças. "Precisamos ouví-los para que possamos compreender seus motivos", pontua.
Para o diretor do hospital, Evandro Godoy, a instituição passa por modificações culturais muito positivas. "Observamos que há uma mudança de comportamento e uma preocupação com o outro que são legítimas. Ninguém lava as mãos antes de um procedimento com receio de que a chefia esteja observando, mas o fazemos, porque é o correto a ser feito", analisa.
HOSPITAL MOINHOS DE VENTO CONHECE O SETOR CONNECTA DO HRHDS
Durante a visita ao Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, as consultoras do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre-RS) conheceram o setor Connecta, no HRHDS. "É fundamental essa troca de vivências com um hospital de excelência como o Moinhos. Tenho muito orgulho da nossa equipe e do trabalho que o Connecta desenvolve. Inclusive, o próprio Hospital Moinhos de Vento possui um setor semelhante, o que demonstra nosso engajamento e desejo de inovação", ressalta Evandro Godoy.
Fotos: Maila Klegien Barbi (Comunicação HRHDS)